terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Equinácea







Uma fracção de um seu polissacarídeo potenciam a fagocitose – fenómeno responsável pela captura e eliminação de micro-organismos invasores do corpo humano, levado a cabo pelos glóbulos brancos macrófagos.
Esta planta é muito apreciada pela sua acção imuno-estimulante.

Além disso, a equinácea aumenta as níveis de alfa, beta e gama-globulinas, constituintes dos anticorpos, tão necessários no combate de inúmeras doenças.

Investigações clínicas com princípios activos da equinácea demonstraram a sua eficácia na prevenção e auxílio ao tratamento de gripes e constipações. Já que é marcante a sua capacidade de estimular a produção de vários mediadores químicos de imunidade, mas especialmente a do interferon, que se liga a superfícies celulares estimulando a síntese de proteínas que impedem a infecção viral.

Também contém um antioxidante que radicais livres, sempre prejudiciais a uma longa vida das células, nomeadamente das membranas, pois inibe a lipoxigenase.

ATENÇÃO:
Se estiver sob prescrição de antibióticos ou outros medicamentos contra infecções não deixe de os tomar - tome suplementação de equinácea como complemento e não como substituto desses fármacos.
Pessoas com doenças auto-imunes devem fazer suplementação de equinácea sob vigilância médica.
Consulte o seu médico no caso de situações infecciosas que não melhoram com suplementação de equinácea em poucos dias ou no caso de agravamento de sintomas.
Para infecções progressivas (ex. tuberculose) a equinácea pode não ser eficaz.
Apesar de muito raros e geralmente suves, existem casos de alergia à equinácea. Esteja atento a possíveis reacções.

Sem comentários:

Enviar um comentário